segunda-feira, abril 02, 2007

Critérios

A questão dos alinhamentos. Qual é a questão dos alinhamentos? É, como dizia o outro, «prioritizar». Hoje, TVI, RTP e SIC abriram os jornais da tarde com «confrontos» no Estádio da Luz. Vem aí um novo aumento dos combustíveis. Fica para depois. Há novas taxas moderadoras em vigor. Ficam para depois também.
Mas nas revistas tenho visto algo que não tem já a ver com a «prioritização», mas sim com um critério equalizador de temas de reportagem que não devem ser equalizados. Outro dia, na Pública, uma reportagem fotográfica sobre a fome em África - com fotografias fortíssimas por sinal - era sucedida pelas tendências de uns copos com substâncias comestíveis tricolores, pelos vistos a nova tendência nos restaurantes da moda. No último número da Notícias Magazine, a um trabalho feito por uma investigadora sobre a fome - sim, a fome - que passa grande parte da população portuguesa, seguia-se um artigo sobre um paraíso turístico nas Caraíbas ou lá onde raio era.
Recordei o génio editorial de Pedro Rolo Duarte. O Pedro era capaz de tirar do armário artigos completamente diversos na origem e no ângulo e juntá-los numa edição do Dna, de uma forma tão coerente que parecia que os textos e as imagens tinham nascido para estarem ali, alinhados, não numa lógica uniforme mas integradora e capaz de suscitar leituras. Diversas, isso sim. Mas nunca esquizofrénicas.
Gostaria de ter um telejornal com critérios distintos daqueles que colocam umas berlaitadas futebolescas na abertura. Gostaria. Mas gostaria, ainda mais, de ler revistas que tratam a realidade com o respeito que ela merece. E que percebam que há diferença entre a fome e o luxo, mesmo que ambas vendam papel.

Etiquetas: