segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Polícias sobrepostos

A anedota do dia vem do sindicato da PSP que considera que há "sobreposição" de funções, agora que os fiscais da EMEL podem multar quem estaciona em fila dupla, nos passeios ou nas passadeiras de Lisboa. Há anos que estes "profissionais" se demitem das suas funções e ignoram quem desrespeita não só a lei como as mais elementares regras de civismo. Perante protestos dos munícipes, das juntas de freguesia, da própria CML, recorrem sempre a desculpas várias, a última das quais é sempre a da "falta de efectivos". Eu próprio já alertei vários destes elementos das "forças da ordem" para casos graves de automóveis a taparem portas e janelas, a impedirem velhos e crianças de circular nos passeios, de ruas bloqueadas por filas duplas, etc, etc. Recebi sempre como resposta encolheres de ombros, sorrisos arrogantes, frases do tipo "e o que quer que eu faça?". Uma vez, até houve um que, depois de eu ter ligado do meu telemóvel para a esquadra e de o confrontar com o pedido do superior para que agisse, arranjou logo a desculpa de que tinha acabado o seu turno e"fugiu" rapidamente. A cena foi tão ridícula que desatei a rir. Tal como me ri hoje quando ouvi esta extraordinária notícia.