sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Ando atrasado




Ontem, era para ter escrito sobre as inacreditáveis e raivosas declarações de Correia de Campos sobre o presidente da Câmara de Chaves e outros autarcas que lhe tinham feito frente, quando veio o Miguel Macedo com a declaração do PSD sobre o assunto (que, aliás, soube depois, tinha sido debatido no Parlamento, ficando para mim registada a correctíssima posição do PCP)e estragou-me o post. Hoje, era para escrever sobre o Babel, que também detestei, e vem o Villalobos dizer grande parte do que eu queria e ainda por cima mais bem escrito.
Só posso, portanto, tentar acrescentar que, em relação ao primeiro caso, que daria escândalo se fosse no tempo dos governos de Durão ou Santana, hoje não vi nada, nem comentários nem "alertas" democráticos nos poucos jornais que li. E que gostaria de ver o presidente da República, que tem obrigação constitucional de zelar por estas coisas do "normal funcionamento das insituições democráticas", dizer qualquer coisa.
Em relação ao Babel, acrescento apenas que já não tenho paciência para cineastas ou escritores que exploram o lado trágico da vida, sem qualquer esperança, julgando que estão a retratar a "realidade", quando na verdade esta raramente é tão desesperada como eles a apresentam. É facílimo ser trágico e pessimista. O contrário é que é difícil e intelectualmente interessante.