quinta-feira, novembro 23, 2006

Entrevista importante

A entrevista de Joschka Fischer ao Público, sobretudo a parte relativa à Europa, dá pistas sobre o que vai acontecer na UE e é um texto de leitura imprescindível.
Para o antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, a adesão da Turquia à UE seria um “exemplo fundamental do nosso poder de transformação”, o que me parece uma forma muito elegante de colocar o problema. A adesão à UE muda os países, modificou Portugal. Na mesma entrevista a Teresa de Sousa, Fischer diz claramente quais foram as promessas feitas aos turcos e sublinha que há dois lados que não estão a cumprir o que foi acordado. Chipre está a impedir que os europeus façam aquilo que prometeram (o fim das sanções a Chipre norte e a aprovação de ajuda financeira). Ainda não tinha lido um ex-responsável a dizer isto com tal clareza.
Fischer também critica os actuais dirigentes, sugerindo que existe uma crise de liderança na Europa e falta de comunicação. Ou seja, os políticos nacionais continuam pouco interessados em explicar aos europeus a importância de alguns assuntos cruciais. O antigo ministro alemão não o diz com estas palavras, mas a questão turca é um exemplo do défice de informação.
Joschka Fischer afirma ainda, com todas as letras, que será necessário aprovar a primeira parte da Constituição Europeia. Salvar a parte sobre instituições e competências da UE será uma tarefa crucial. A UE terá MNE, Presidente do Conselho, Comissão mais pequena e eficaz, numerosas votações por maioria qualificada, Parlamento Europeu mais poderoso.

Etiquetas: