sábado, setembro 23, 2006

A "cacha" do dia

Não sei se já alguém comentou a notícia dada por António Costa (o Editor de Economia, não o ministro) na edição de hoje do Sol. Escreve ele que o Governo e Mário Lino pretendem entregar - a quem ficar com a ANA depois da privatização - a decisão de localização do novo aeroporto. Só isto, o lavar de mãos depois de todos estes anos, estudos, discussões, tempo e dinheiro gastos já seria surpreendente.
Mas, na mesma notícia, ficamos a saber que uma decisão alternativa à Ota obrigaria os vencedores do concurso a começar do zero todo o projecto, sendo a possibilidade de escolha «apenas política» e não existindo portanto outra opção real.
Em primeiro lugar, isto não é verdade. Existem estudos feitos há anos e pormenorizados sobre a localização de Rio Frio, desde a altura em que ambos os lobbies se defrontaram sobre este tema. Em segundo, o «sacudir de água do capote» deixa outra pergunta no ar: Se não há escolha alternativa possível em tempo útil para o projecto, qual o problema em assumi-la? Parafraseando o bardo William: Há mais coisas, nesta notícia, do que sonha a nossa vã democracia.