quinta-feira, setembro 21, 2006

As receitas dos santos milagreiros

Um empresário muito próximo de um dos partidos que mais alargou os quadros da Administração Pública em Portugal dispôs esta noite de um generoso tempo de antena na RTP, aproveitando para anunciar como tenciona resolver os eternos problemas do País: despedir de uma assentada 200 mil funcionários. Esqueceu-se de especificar com que fundos iria disponibilizar as verbas necessárias às 200 mil "rescisões amigáveis". E ao pagamento de 200 mil subsídios de desemprego.
Este notável do regime, que tem cerca de 80 por cento dos assalariados da sua empresa em situação de emprego precário, é daqueles que se propõem regenerar a pátria, sob o grito de guerra "Compromisso Portugal", que tem encontrado múltiplos ecos nas manchetes da imprensa "económica".
Às vezes até apetecia entregar-lhes o leme do Governo durante um par de meses. Para que estes eternos descobridores da pólvora pudessem enfim demonstrar aquilo que valem. Mas é melhor não arriscar. Daria imenso trabalho recolocar tudo nos eixos depois de terem posto o País de pantanas com as suas receitas milagrosas.