A lógica da maçã
A melhor notícia do dia está no 24 Horas de hoje. Segundo o tablóide, Jaime Silva, ministro da Agricultura, "encontrou uma forma original de promover um fruto nacional". Então não é que o ministro mais contestado do País se lembrou de pôr uma actriz da série da TVI "Morangos com Açucar" a trincar a fruta para ajudar a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça? Mais: diz o jornal, citando fonte do gabinete do ministro, que Jaime Silva teve esta brilhante ideia porque o seu filho de 15 anos é fã da série. "O ministro disse-me que era uma boa ideia tentar ver uma forma de meter as maçãs na telenovela. E assim foi", afirma Jorge Soares, um dos dirigentes daquela associação.
Mas o que é isto? Será que alguém perdeu o tino de vez? É por estas e por outras que o sr. Silva é o pior entre os membros do Governo nas sondagens e é o único ministro - até agora- que levou uma reprimenda pública do Presidente da República. "Os atritos entre diferentes responsáveis duram há demasiado tempo", disse o Presidente, num momento de grande agitação entre o ministro da Agricultura e a Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP).
Recomendo ao senhor ministro a leitura do artigo de Maria Filomena Mónica no último número da revista Atlântico. Segundo a investigadora, a série é tão má que representa uma espécie de retrocesso civilizacional. Um regresso à "barbárie".
Nota final: Que fique claro que não tenho nada contra a "moranguita" em causa - Diana Chaves. Bem pelo contrário...