CSI Coimbra
Pelos vistos, como se lê aqui, o IPPAR anunciou hoje que cancelou a exumação do nosso D. Afonso Henriques, prevista para as cinco da tarde. Descobriu, no próprio dia, que não havia autorização da Ministra da Cultura nem «deste Instituto».
A ideia era reconstituir o perfil biológico do Rei, a partir dos indícios que conseguissem encontrar no túmulo da Igreja de Santa Cruz, «feita de pedra morena».
Eu, para variar, não percebi nada da notícia. Quem é que ia exumar D. Afonso, o primeiro? Ao que parece, uma equipa. Mas uma equipa sob a responsabilidade de quem? Não pelos vistos do IPPAR, que não aprovou. Ficamos a saber, aqui, que a dita equipa «pretende saber qual era o aspecto físico do rei, como se alimentava e até se sofria de alguma doença, respostas que podem ser encontradas nos ossos e nos dentes». Bestial. Mas mais uma vez não sabemos quem são. Pois.
Sejam eles quem forem, podem ser muito bons em cenas tipo CSI Miami. Mas, pelos vistos, não sabem tratar da papelada. Fica para a próxima.