domingo, junho 11, 2006

O ópio do povo (12)

1. Vi o Irão-México num bar de hotel, com um plasma gigante para meu uso exclusivo. Estranhamente, não havia mais ninguém por perto a não ser o empregado que me ia servindo Coca-Cola light com muito gelo e limão. Mas é assim mesmo que eu gosto: o futebol deve ser visto com concentração total. O que não se coaduna com muita gente à volta e muito paleio à mistura.
2. Há quem diga que é possível ver futebol friamente, sem torcer por ninguém. Mentira: eu, pelo menos, sou incapaz de ver assim um jogo. Três minutos depois de começar o Irão-México, já estava a torcer pelos mexicanos. Num exemplo perfeito de que não sou imune ao choque de civilizações.
3. Os mexicanos ganharam com todo o mérito, mostrando que não é por acaso que se encontram no terceiro lugar da tabela da FIFA. Fizeram excelentes desmarcações, criaram grandes linhas de passe e revelaram grande eficácia na construção de jogo. O Irão mostrou-se uma equipa vulgar, demasiado acantonada no seu meio-campo. Perfeitamente ao alcance de Portugal.