quinta-feira, maio 18, 2006

TSF, nove da manhã

Sobre o comentário que fiz ao post do Francisco Almeida Leite (Prá frentex), deixo um exemplo de hoje, ouvido no noticiário da TSF às 9 horas da manhã, conduzido por Helena Vieira. A abertura era com a notícia de que o desemprego tinha caído 2% em Abril, a maior queda desde não sei quando. Foram ouvir o "independente" presidente do Instituto do Emprego que, entre outras coisas, confirma os sinais positivos. Em nenhum momento o jornalista da TSF lhe pergunta sobre a recente alteração dos métodos de cálculo do desemprego, que já deu manchete no DN quando houve uma outra "queda" no mês anterior. A notícia da TSF é concluída com as declarações de ontem de Teixeira dos Santos, que já deixava entrever a boa nova, atribuindo-a a sinais de recuperação económica...
Ou seja, quem só ouviu a TSF ficou com a ideia de que o Governo estava a melhorar a desgraçada situação económica em que o PSD e o CDS tinham deixado o País e que isso já se reflectia na "inversão" dos números do desemprego.
Vejo depois na Lusa que foi, obviamente, ouvir as centrais sindicais, que a CGTP duvida dos números, precisamente devido à alteração do método de cálculo.
Tomara que, de facto, o desemprego esteja em queda e o País a recuperar economicamente, mas alguém acha que um governo do PSD teria o mesmo "tratamento" noticioso na TSF?