quinta-feira, maio 18, 2006

Abaixo assinado

Minhas senhoras e meus senhores. Quero comunicar-lhes a minha profunda desconfiança e desapreço por essa coisa das petições. Parece-me, mas devo ser um homem desenquadrado do meu tempo, que os cidadãos portugueses hoje em dia assinam petições a torto e a direito, repletos de entusiasmo por terem descoberto o poder de pressão que um rol de assinaturas pode ter sobre os responsáveis visados, sejam eles quais forem.

Bénard da Costa vai sair? Assine-se uma petição para que fique. Scolari não escolheu bem a selecção? Assine-se uma petição para que saia. Ora bem, minhas senhoras e meus senhores, isto assim é uma bernarda!

Se não gostamos do sistema que temos, então criemos outro. Mas, enquanto ele ainda vigora, é bom ter em mente uma coisa: Enquanto as pessoas escolhidas para ocupar lugares de decisão em empresas e instituições não forem despedidas ou substituidas, pelos accionistas ou pelos eleitores, elas é que decidem.

Se o povo não grama, coma menos. Ou então assine uma petição a requerer a substituição do capitalismo democrático-liberal por outra coisa qualquer. Convém é que não seja uma ditadura, porque aí não há petições para ninguém...