quinta-feira, março 02, 2006

Dez razões para gostar mais de Portugal

Após uma deslocação de três dias ao interior norte do País:
1. Marialva. Uma aldeia histórica (no concelho de Mêda) absolutamente fascinante. E - facto raro entre nós - muito bem preservada.
2. Torre de Moncorvo. Belíssima vila transmontana. Só a magnífica igreja matriz já justifica uma visita.
3. Rio Sabor. Um dos últimos em estado selvagem na Europa. A fama justifica-se: é um deslumbramento total.
4. Castelo Melhor, na rota da arte paleolítica em Foz Côa. Com o rio ali tão perto, a enquadrar todo o cenário. Um caso de amor à primeira vista.
5. Artur, em Carviçais (Torre de Moncorvo). Um daqueles restaurantes que justifica sempre a deslocação. Para comer a melhor posta à mirandesa do País.
6. Amendoeiras em flor. Panorama único, nesta época, nas encostas do Douro.
7. A neve. "Branca e leve, branca e fria" nas serras de Bornes, Marão e Alvão. Excelentes alternativas aos engarrafamentos da Estrela.
8. Amarante. A ponte velha, a igreja de São Gonçalo, o museu Amadeo de Souza-Cardozo. Um dos mais belos núcleos históricos urbanos em solo português.
9. Casa da Calçada. Notável contributo de Amarante para a nossa hotelaria de qualidade. E uma das mais requintadas cozinhas nacionais.
10. À beira-Tâmega. Lampreia à bordalesa no restaurante São Gonçalo. Um prodígio gastronómico com o rio em fundo enquanto as horas se escoam numa saborosa bonomia.