quarta-feira, dezembro 12, 2007

Vão facturar balúrdios, é o que é

De fonte muito bem informada sobre o mercado da grande distribuição recebi o seguinte mail:
«A Sonae fica com o Continente do Colombo, a poucos kms fica o Carrefour de Telheiras (que será transformado em Continente ou Modelo) e com o Continente do Vasco da Gama.
Em hipers a Sonae fica quase com 100% do mercado de Lisboa onde, com excepção do Feira Nova de Telheiras (que não é muito bem sucedido) não há mais hipers. O resto dos formatos de distribuição moderna em Lisboa cinge-se a supermercados.
Se tivermos em conta que a Lei dos Licenciamentos Comerciais indica que um operador não pode ter uma posição dominante num concelho (por isso é que nenhuma insígnia tem mais de uma loja por concelho) e que Lisboa é um concelho relativamente pequeno (em termos geográficos) não se percebe a decisão de deixar a Sonae com esta posição.
É claro que, para estas contas, o que se faz é contabilizar todas as superfícies comerciais (incluindo a pequena mercearia de bairro) para se chegar à conclusão que em termos de m2 a posição não é dominante... Como se diz: "Enganem-nos que nós gostamos".
Ah...Um pequeno pormenor interessante: O Carrefour de Telheiras é um dos hipers do Grupo que mais vende em Portugal... Posição dominante e não é pequena...».