quinta-feira, dezembro 06, 2007

Este ditador vem a Lisboa (17)


Abdel Bouteflika

Presidente da Argélia desde 1999. Tem 70 anos.
A Argélia vive há vários anos sob um estado de emergência provocado por conflitos entre os extremistas islâmicos e o exército laico, que impôs Bouteflika na presidência, entre acusações de fraude eleitoral, no escrutínio de 1999, em que acabou por ser o único candidato. O partido radical Frente de Salvação Islâmica permanece ilegalizado, apesar de contar com forte apoio da população.
Vários direitos fundamentais, nomeadamente o direito de reunião e o direito de associação, permanecem largamente condicionados. Um decreto presidencial proíbe todas as manifestações na capital, Argel.
De acordo com a Amnistia Internacional, a prática de tortura - nomeadamente contra os opositores políticos - é ainda regularmente praticada nos estabelecimentos prisionais do país, onde permanecem impunes os membros das forças de "segurança" que fizeram "desaparecer" milhares de oposicionistas ao longo dos anos. Entre esses "desaparecidos", encontram-se jornalistas, sindicalistas e activistas dos direitos humanos.
Bouteflika é um ditador. Portugal prepara-se para recebê-lo com todas as honras.

Etiquetas: