sábado, outubro 06, 2007

O melhor é fechar de vez

Quem se aproxime hoje do centro da cidade de Lisboa terá enormes dificuldades de locomoção, automóvel e pedonal, por força, imagine-se, da festa dos 15 anos da SIC. Passo a explicar: a SIC, uma empresa privada, mandou fechar a principal artéria da capital, a Avenida da Liberdade, e, pelos vistos, o novo edil (odeio a expressão) de Lisboa cumpriu as ordens. Daí que hoje, em pleno fim de semana, reine o caos na capital em matéria de trânsito.
Seria menos grave se tudo isto fosse uma honrosa excepção - que deveria ter sido concedida em Carnaxide, não no coração da cidade -, mas não. Todos os domingos, António Costa continua a fechar o Terreiro do Paço ao trânsito, mesmo já tendo percebido que a ideia não cativou ninguém. Instalou, também ali, o caos na circulação automóvel. Eu sei que fica muito bem prometer este tipo de coisas, só que uma cidade evoluída e que se preze não faz disto. Quem tiver o azar de passar a um domingo naquela zona vê o Terreiro do Paço fechado e completamente deserto, com meia dúzia de turistas e um paizinho com uma criança a andar de bicicleta.
Isto tudo acontece, infelizmente, ao mesmo tempo que o dr. Costa se delicia com umas queijadas e uns travesseiros. Ele vive em Sintra e não leva com nada disto. Haja paciência para o grau zero da política.