sábado, junho 23, 2007

A terceira via

Muito curiosa a entrevista de Sofia Galvão na revista "Visão" desta semana. Normalmente muito recatada, a advogada resolveu vir dizer que a "terceira via será inevitável" no PSD. Segundo Sofia Galvão, que trabalhou de perto com Marcelo Rebelo de Sousa, sendo também próxima de Durão Barroso (e esteve no Governo com Santana Lopes), Marques Mendes "faz o que pode, mas isso não é suficiente. (...) O PSD está com a auto-estima em baixo, mas tem bolsas de entusiasmo muito grandes. Que se manifestarão caso exista um projecto mobilizador".
O mais importante na entrevista é que Sofia Galvão veio dizer aquilo que muita gente pensa no PSD e fora dele. A "terceira via" está a ser preparada há mais de um ano, secretamente, entre várias tendências. Sobretudo as que estão ligadas a Durão Barroso e a Marcelo Rebelo de Sousa, visto que os santanistas têm optado por colaborar com Luís Filipe Menezes. Voltando à entrevista, Sofia Galvão diz preto no branco que "o PSD vai ter um congresso, no primeiro semestre de 2008" e que "ainda muita coisa se passará... Haverá alguém com condições para disputar essas eleições". A advogada refere-se às legislativas de 2009.
Quando a nomes, mais uma surpresa: afasta os nomes de Rui Rio, Manuela Ferreira Leite, Paula Teixeira da Cruz e António Borges. "Não é nenhum desses nomes... Se Marques Mendes vier a ser desafiado por Luís Filipe Menezes, é para mim seguro que haverá um terceiro candidato. (...) No tempo certo, será o próprio a assumir a sua disponibilidade". Com várias críticas ao chamado aparelho do PSD, a advogada sustenta que "as pessoas novas não são bem-vindas à política partidária".
A análise é certeira. Só que há um dado novo que quero acrescentar. A existir uma "terceira via", ela vai caracterizar-se por uma coisa muito simples: irá roubar votos e espaço interno no campo de Marques Mendes. E isso poderá beneficiar Menezes. A grande questão é se os mentores dessa "terceira via" o fazem conscientemente, ou se não tinham pensado ainda nessa possibilidade.