segunda-feira, junho 25, 2007

Apoio dourado

Não percebo a interrogação, em jeito de teaser, na primeira página do DN: «Lisboa. Quem vai Maria José Nogueira Pinto apoiar?». Para começar, não estou habituado a ver notícias de capa em jeito de pergunta. Em segundo lugar, porque este título: «Maria José Nogueira Pinto ao lado de António Costa» me parece responder à questão anterior. Ao estar presente hoje numa acção de campanha do P.S. Maria José transmite o seu apoio à mesma candidatura, por mais que o justifique com o maior destaque dado ao «seu» projecto de reabilitação da Baixa-Chiado e apesar de não ter ainda divulgado a intenção de voto.
Apoio dado, resta saber se ela aceitará o convite de Costa para Comissária do referido projecto de reabilitação. Se assim for, por mais que venha a utilizar palavras como «missão» e «independência», Nogueira Pinto será mais uma diluida na «sopa da pedra» socialista. O projecto da Baixa-Chiado vai ser «a» bandeira política por excelência da equipa de Costa e quem o liderar o seu inevitável porta-estandarte.
Finalmente, é infeliz a citação da ex-vereadora do CDS-PP no mesmo artigo: «Eu não mando na campanha do PS». É evidente que não. O problema, aliás, é que mesmo que aceite o cargo de comissária corre o risco de não «mandar» nas negociações fulcrais que envolverão o património do Estado na cidade e o sacrossanto Porto de Lisboa. E nós arriscamo-nos a ver desaparecer mais uma voz crítica, doravante alinhada no coro do hossana socrático.

Etiquetas: