quinta-feira, dezembro 07, 2006

Café

Deixo a minha contribuição para uma discussão que por aqui estalou nos últimos dias. Para mim, o bom café é do de balão. Ponto final. Já bebi o da Nespresso, que não acho nada mau, mas o de balão é incomparavelmente melhor. É certo que não é automático, que leva o seu tempo a preparar, que é preciso ir comprar o café a quilo às lojas da especialidade, que é preciso ter álcool à mão, o rastilho em bom estado, a lamparina. Mas o poder do café de balão (os ingleses chamam-lhe "café de vácuo") não tem comparação possível com nada do que para aí anda. É verdade, meus caros, tudo o que é bom leva o seu tempo, tem que ser manuseado with care, cheirado e saboreado.

P. S. - Já que andam em maré de discutir marcas e presentes de Natal, e para quem não tem um balão antigo em casa, posso revelar-vos que a Bodum tem uma máquina eléctrica que faz café de balão. O que para mim não chega, pois falta a essencial lamparina, perde-se o cheiro. Mas sempre é melhor do que 'junk coffee'.