Assim vai a Pátria II
1. Leio no Correio da Manhã isto: "77 milhões em estudos do Governo". Segundo o diário, "em 2006, o Executivo de José Sócrates faz disparar a despesa com pareceres e estudos para mais 78% do que no ano passado". Ora aí está um Governo que faz o trabalho de casa e que, pela certa, não anda a gastar recursos financeiros. De certeza que é em prol da modernização de qualquer coisa. Ou de tudo.
2. No mesmo jornal, há esta interessante chamada de capa: "Creches mais caras que universidades". Diz o matutino que o "custo nas privadas atinge os 300 euros". Diria que às vezes até atinge valores superiores, como muitos de nós sabem por experiência própria. Mas enfim, o que fazer?
3. No Jornal de Notícias a sub-manchete e fotografia maior da capa trazem um de muitos casos insólitos que grassam pelo País. Sob o título "Vidas separadas", ficamos a saber que Alcino Adeganha, professor do 1.º ciclo, foi colocado em Guimarães. E que Dora Adeganha, professora de Inglês e Alemão, foi colocada... nos Açores. O sub-título é elucidativo: "Concurso separa casal com filho de dois anos e meio. Histórias do difícil processo da colocação de professores". E que "estórias" mais tristes.
4. No Diário Económico faz-se luz: "Doentes em espera terão vaga nos hospitais da UE". Quem já está a imaginar aquele humilde cidadão da Baixa da Banheira a ir ser tratado finalmente no Hôpital Armand-Trousseau, em Paris, pode ler o texto que acompanha a manchete: "Comissão Europeia força hospitais públicos a aceitar doentes em lista de espera noutros países". Quem diria que o Dr. Barroso anda a tratar tão bem de nós?..
Este País, e peço que não mo tirem, é realmente único.