segunda-feira, maio 08, 2006

O "velho" de Belém e o "jovem" de São Bento

1) Cavaco Silva alertou hoje para as oportunidades do próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período 2007-2013. Um alerta que já tinha sido dado durante a campanha presidencial e que muitos julgavam ter caído em saco roto. Segundo o PR, a convergência da nossa economia passa pelo QREN, já para não falar do esforço de adequação do País à nova realidade da globalização.
Quando alguns comentaristas já exasperavam, eis o primeiro discurso presidencial sobre temas económicos, ao mesmo tempo um exemplo claro de que aquilo que foi defendido durante a campanha, e que contribuiu largamente para a sua eleição, afinal não está esquecido. Quem falou num "Velho de Belém"?..

2) Já o primeiro-ministro, curiosamente no mesmo sítio (CCB, num colóquio dedicado ao Dia da Europa), preferiu fazer um discurso um pouco naif (expressão que voltou a estar em voga). Diz o PM que o desemprego vai baixar em Portugal lá para o fim deste ano, contrariando todas as previsões da Comissão Europeia. Quando se é "jovem" a confiança é ilimitada...

P. S. - A bem de Portugal esperemos que o alerta de Cavaco faça o seu caminho e que a confiança de Sócrates se estenda ao plano da realidade.