segunda-feira, maio 15, 2006

A culpa é vossa

O Rodrigo Moita de Deus, acompanhado pela Ana Sofia Bettencourt e o Alexandre Picoto, vai levar uma moção ao congresso do PSD, intitulada Manifesto da culpa dos outros. No texto podem encontrar-se "pérolas", como esta: "Toda a gente sabe que a comunicação social está contra nós. Toda a gente. Sempre esteve. Desde 74 que os socialistas controlam a coisa". Ou esta, tão boa como a outra: "Não há direito que dêem manchetes e manchetes às propostas do governo (vilmente gamadas dos nossos programas eleitorais) e a nós nos deixem num cantinho de uma página par só porque nada de novo temos para acrescentar. Não pode ser! A comunicação social tem de ser isenta! Tem de ser imparcial!"
Como se não bastasse, o Rodrigo (que já foi jornalista) diz isto: "Acresce ainda que só há dois tipos de jornalistas. Os nossos amigos e os amigos dos outros. Um jornalista só é bom na exacta medida em que está disposto a participar na visão extraordinária que temos para o país". Desculpa lá, será que li bem? Li.
A moção promete, sobretudo porque o tom aqui retratado é, obviamente, muito irónico. Fala assim dos jornais e dos jornalistas como das sondagens, que só são boas para o PSD quando o partido está em alta. Ou na falseada "unidade interna", na recorrente "discussão de ideias", etc. Resumindo, uma moção contra os lugares-comuns na política. Nós prometemos lá voltar a dar uma espreitadela... fishing for pearls.